5 anos de faculdade, 2 notas dez

1 Comentário

Vou me formar. Finalmente.

O curso de Estatística da Unicamp dura, no mínimo, 4 anos, mas no máximo 10% dos alunos de cada turma consegue se formar neste período. Digo 10% porque esta foi a fração da minha turma (2006) que se formou em 4 anos: 6 alunos (são 70 vagas, mas elas nunca são preenchidas totalmente, então eu aproximei =P).

Era pra eu ter sido a sétima aluna da turma a se formar ano passado, mas as coisas começaram a dar errado em Computação Aplicada à Estatística. Foi a primeira matéria em que fui reprovada. No semestre seguinte, desisti de Séries Temporais. Eu ainda conseguiria me formar em dezembro de 2009 se não reprovasse em mais nenhuma matéria, principalmente nessas duas aí, mas depois de passar em Computação, reprovei em Métodos em Análise Multivariada, e não consegui passar em Séries. Matérias anuais. Tive que ficar mais um ano na Unicamp.

Este ano eu quase perdi as esperanças de novo: fiquei de exame nas duas matérias. “Ficar de exame” significa que você não consegui nota suficiente só com as provas “normais”, algumas pessoas chamam de “recuperação”. Enfim, a primeira prova foi a de Séries, segunda-feira dia 13, e eu precisava tirar 5,3. Não fui fazer o concurso do INMETRO, dia 12, e passei o final de semana estudando. Tirei 8! Passada a euforia, mergulhei no livro de Multi, pois precisava de 5,5. A prova foi na quarta-feira, fiz inteira e revisei minhas contas antes de entregar. Tirei 10!

Meu segundo 10 em 5 anos de faculdade. O primeiro foi no segundo semestre, em Álgebra Linear, na terceira e última prova. Eu estava meio p*ta com o professor pois ele tinha tirado pontos meus só porque minhas resoluções não eram exatamente iguais às dele, mesmo estando certas. Então na última prova eu exagerei :) (Mas foi bom eu ter topado com um professor assim logo no primeiro ano, outros professores também têm problemas com resoluções diferentes). Daí que AlgeLin é aquela matéria onde aprendemos a calcular autovalores e autovetores e achamos que nunca mais vamos usar aquilo na vida, certo? Errado, pelo menos pros estatísticos. Porque Multi é a matéria onde você precisa saber calcular autovalores e autovetores para começar a sua análise.

Você deve estar pensando: se Multi depende de AlgeLin e ela mandou bem nesta, por que bombou Multi uma vez? Porque cada professor dá a matéria de um jeito diferente. Na primeira vez que fiz a matéria, o professor cobrou mais a interpretação dos resultados das análises do que a aplicação em si. O segundo já cobrou mais exercícios “braçais”, em uma prova, e análises e interpretações em um trabalho. Eu não passei direto porque resolvi estudar só pelo caderno. Pro trabalho e pro exame eu peguei o livro, e aí tudo ficou claro. E consegui um 10 na última prova da graduação =D

Um comentário sobre “5 anos de faculdade, 2 notas dez

  1. Eu lembro do dia que vi o 5 de Eletronica Analógica. Minha última nota da minha ultima matéria. Foi o dia mais feliz da minha vida. Saindo da faculdade, até tirei uma foto de mim mesmo, como se fosse a última vez que eu entraria por aquela porta.

Comente

